Faltam 25 dias

Atletas do Irã pedem à Fifa exclusão do país da Copa do Mundo

Movimento quer a saída da seleção iraniana por entender que federação fortalece opressão das mulheres

Divulgação -

Uma carta foi enviada à Fifa por um grupo de atletas iranianos com um pedido de exclusão do Irã da Copa do Mundo deste ano. Assinado por Juan Dios Crespo, advogado renomado no futebol internacional, que já defendeu Messi e Neymar, o comunicado pede a suspensão da seleção, alegando que a Federação Iraniana de Futebol é conivente com o preconceito.

A defesa do movimento também alega que a federação local está seguindo e impondo diretrizes governamentais, o que contrasta com a premissa de ser uma organização independente e livre de qualquer influência. Maior ídolo do futebol iraniano, Ali Daei apoia o pedido e tem sofrido represálias pela postura. O ex-jogador teve o passaporte confiscado recentemente ao voltar de uma viagem da Turquia.

Em agosto, as mulheres iranianas puderam assistir pela primeira vez a um jogo da 1ª divisão nacional após mais de 40 anos. Em janeiro, as torcedoras acompanharam uma partida da seleção do Irã pela primeira vez em quase três anos, durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo, contra o Iraque. Entretanto, no início de abril, a decisão das autoridades de negar mais uma vez a entrada de mulheres em um estádio no leste do país para um jogo da equipe nacional causou indignação.

O Irã está no grupo B da Copa do Mundo. A estreia acontece no dia 21, às 10h, contra a Inglaterra. O segundo jogo será diante do País de Gales, dia 25, às 7h. A última partida da chave será frente os Estados Unidos, no dia 29, às 16h.

Atacantes brasileiros marcam na Champions

A abertura da quinta rodada da fase de grupos da Champions League serviu para consolidar ainda mais a boa fase dos atacantes brasileiros. Pelo Real Madrid, Vinicius Júnior e Rodrygo marcaram um gol cada na derrota do time espanhol para o RB Leipzig, na Alemanha, por 3 a 2. Na França, Neymar marcou um no massacre do PSG sobre o Maccabi Haifa por 7 a 2. O técnico Tite e membros de sua comissão técnica estão na Europa acompanhando vários jogos in loco para definir a lista final, que será anunciada no dia 7 de novembro com os 26 nomes que representarão o Brasil na Copa do Mundo do Catar.

Na rodada de hoje, a partir das 16h, jogam o Liverpool de Fabinho e Roberto Firmino, contra o Ajax, fora de casa, e o Atlético de Madrid de Matheus Cunha, diante do Bayer Leverkusen. No Brasil, a Champions League é transmitida pelos canais TNT, Space e SBT.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diante do Passo Fundo, Pelotas abre semifinal da Copinha nesta quarta Anterior

Diante do Passo Fundo, Pelotas abre semifinal da Copinha nesta quarta

Como chegam os africanos para a Copa do Catar? Próximo

Como chegam os africanos para a Copa do Catar?

Deixe seu comentário